fbpx

A importância da Análise SWOT

A importância da Análise SWOT

A Análise SWOT é uma ferramenta de gestão bastante difundida no meio empresarial para o estudo do ambiente interno e externo da empresa através da identificação e análise dos pontos fortes e fracos da organização e das oportunidades e ameaças às quais ela está exposta.

Apesar de parecer simples, esse método se mostra bastante eficaz na identificação dos fatores que influenciam no funcionamento da organização fornecendo informações bastante úteis no processo de planejamento estratégico.

Criada na década de 60 na Universidade de Stanford, seu objetivo é o de aprimorar o Planejamento Estratégico das empresas. Para que o Planejamento Estratégico com Análise SWOT seja eficiente, a empresa deve fazer a análise periodicamente. Assim, as áreas da organização estarão em constante atualização e melhoria. 

 

As vantagens da Análise SWOT

  • Serve como base para a formulação de estratégias;
  • Aumenta o conhecimento dos pontos fortes e fracos da empresa;
  • Ajuda na compreensão da posição da empresa em relação à concorrência;
  • Identifica ameaças e oportunidades que podem ser desenvolvidas;
  • Ajuda a definir novas estratégias de mercado e de negócios;
  • Auxilia na exploração de novos mercados.

 

Com a montagem da matriz da Análise SWOT, torna-se primordial estabelecer as correlações entre os quadrantes para identificar o que pode virar uma vantagem competitiva em longo prazo.

 

Defina as forças e as fraquezas do seu negócio

Assim como acontece em relação ao marketing pessoal, precisamos conhecer a nós mesmos para podermos almejar quaisquer resultados. Por isso, observe quais são as atividades que a empresa realiza melhor, os recursos que ganham destaque, quais as possíveis lacunas no processo, as barreiras de preço, o comprometimento da equipe e se o engajamento tem sido satisfatório com os clientes.

 

Identifique possíveis oportunidades e ameaças

É importante se informar constantemente e pesquisar quais os ventos que podem influenciar a sua navegação nos mares do sucesso. Para tanto, observe as questões políticas, econômicas e sociais, a fim de se antecipar a possíveis questões polêmicas e decisões que podem comprometer os ativos da empresa.

 

Monte uma matriz e coloque os dados obtidos

Depois que você enumerar todos os dados, monte uma tabela com quatro quadros e posicione as informações obtidas em cada espaço específico. De preferência, deixe os fatores internos na linha de cima, e os externos, na de baixo, sendo que os pontos positivos estarão na primeira coluna, e os negativos, na segunda.

 

Faça as correlações entre os fatores internos e externos

Perceba quais são as forças que potencializam as oportunidades e que inibem as ameaças, mas não deixe de reparar as fraquezas que prejudicam as oportunidades e que podem maximizar as ameaças.

 

A Análise SWOT não precisa ser algo complicado. Quanto mais você estudar sobre o assunto, mais irá aprender. Estas são dicas básicas para começar a montar o seu Planejamento Estratégico. Se ficou alguma dúvida ou você precisa de ajuda de um especialista para o seu negócio, entre em contato. Nós podemos te ajudar.

Compartilhar este POST!