fbpx

O Administrador em meio a crise do COVID-19

O Administrador em meio a crise do COVID-19

A pandemia COVID-19 (Doença causada pelo SARS-CoV-2, descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China), trouxe diversas reflexões e insere o Administrador como principal ator no REDESENHO do cenário Econômico mais desafiador do século XXI.

É preciso parcimônia, cautela e preparo para enfrentar este período de incertezas pois, estamos no olho do furacão e será necessário cada vez mais, reunir toda expertise profissional de metodologias e boas práticas vivenciadas para manter o controle da situação e sair da crise.

Ser empresário no Brasil é sinônimo de resistência e resiliência, mas isso não garante ou nos diploma para resistirmos em tempos difíceis, que nos colocam diante do paradoxo entre atender as autoridades de saúde e salvar os negócios (maior preocupação).

Paralelo a pandemia, vivemos ainda uma crise política, rebaixamento da classificação de risco e incertezas com o atual governo, no que diz respeito aos pacotes de ajuda as instituições devido a pandemia.

A crise afeta diretamente as MPEs e aos MEIs, por serem sensíveis no entendimento do fluxo de caixa e o efetivo de liquidez. O momento é factível a criar mecanismos e estratégias propicias a descontruir para construir e oportunizar significativas e substanciais técnicas de gestão para os negócios, a palavra de ordem neste momento é NEGOCIAR.

A seguir, algumas dicas importantes para o desenvolvimento de ESTRATÉGIAS;

• Criar comitê de risco;
• Redesenhar planejamento, redefinir metas e objetivos, otimizar processos para o período de crise;
• Estancar todos os passivos, NEGOCIAR com as instituições financeiras, fornecedores e outros;
• Minimizar a insegurança jurídica ao optar pela SUSPENSÃO de colaboradores;
• Utilizar estrutura mínima de colaboradores para atender a demanda de clientes;
• Atentar para as OPORTUNIDADES que a crise oferta, um novo olhar para dentro do negócio;
• Cuidado ao pedir empréstimos e COMPROMETER o fluxo financeiro após crise pandêmica;
• Atentar para as informações veiculadas oriundas de fontes SEGURAS.

Neste momento, tanto quanto os profissionais da saúde, os Administradores atuam como agentes de mudanças para garantir a solvência dos negócios, o equilíbrio entre ações corretivas e a implementação de novas técnicas de gestão.

Se você precisa de nova análise de ambiente e Planejamento Estratégico, entre em contato.

Lembre-se, este é um momento de reinventar seu negócio, otimizar processos, estancar passivos e claro, PERSISTIR. Saúde, boa sorte e sucesso a TODOS!

Compartilhar este POST!