fbpx

Garanta a eficiência utilizando Fluxograma no Mapeamento de Processos

Garanta a eficiência utilizando Fluxograma no Mapeamento de Processos

Toda empresa, para funcionar bem, de forma sustentável e lucrativa, precisa conhecer em detalhes todos os seus processos. Por isso, é importante garantir a eficiência de sua instituição através de um Mapeamento de Processos. Proporcionando assim, mais agilidade, dinamismo e assertividade em seus negócios.

Mapeamento de Processos é a elaboração da sequência coerente das atividades que compõem todos os processos que formam os fluxos de trabalho dos colaboradores. Após essa elaboração, fica possível compreender, melhorar, documentar, padronizar e transformar esses processos, para que corram da melhor forma possível, garantindo assim, a eficiência.

OS RISCOS DE NÃO TER OS PROCESSOS MAPEADOS tornam cada vez mais difícil a obtenção de excelência no trabalho, faltando a elaboração de processos bem definidos e destrinchados, ocasionando assim desorganizaçãodesperdício de temporecursos e retrabalho. Malefícios que são evitados com a execução de bons Mapeamento de Processos.

Esses empecilhos afetam grande parte da organização, desequilíbrio no clima organizacional e até a falta de motivação dos colaboradores para a entrega de bons resultados.

Mapear  Processos requer a observação e descrição de como se está trabalhando. Quanto mais realistas e precisas forem estas ações, melhor será a análise da situação atual e mais bem sucedida a interferência para a melhoria. O gestor, de posse das informações extraídas da fase de mapeamento, buscará tomar as decisões mais apropriadas para ajustar tempos e diminuir desperdícios. A técnica de Fluxograma é a que fornece maior adequação à realidade da empresa e fornece as informações necessárias para o tipo de trabalho realizado, ou seja, a ordenação de tarefas e as paradas para decisão e para espera.

Uma empresa que não conhece seus processos ou os trata como independentes e desalinhados, está mais sujeita a falhas, retrabalhos, gargalos, processos inúteis, desperdício de tempo e de recursos.O Mapeamento de Processos é uma ferramenta que permite desenhar o momento e documentar todos os elementos que compõem um processo, através de diversas técnicas que podem aplicadas individualmente ou em conjunto.

Dentre as vantagens na utilização do Fluxograma, estão: permitir verificar como se conectam e relacionam os componentes de um sistema, mecanizado ou não, facilitando a análise de sua eficácia; Facilita a localização das deficiências, pela fácil visualização dos passos, transportes, operações e formulários; Propicia o entendimento de qualquer alteração que se proponha nos sistemas existentes pela clara visualização das modificações introduzidas. O Fluxograma é como o coração do Mapeamento de Processos, frequentemente utilizado para fins de processamento de informações.

Após elencar todas as etapas, é importante analisar se está ocorrendo da melhor forma, se não, buscar identificar os pontos a melhorar e elaborar os processos da forma mais otimizada possível. Existem ferramentas como Bizagi, Visio e Lucidchart, que podem auxiliam na modelação de forma mais efetiva dos processos, saindo do escopo.

Ainda existe alguma dúvida quanto o Mapeamento dos Processos? Se sim, entre em contato. Nós podemos te ajudar.

 

Fontes Bibliográficas

PAIM, R.et al. Gestão de Processos, pensar, agir e aprender. Porto Alegre: Bookman, 2009

YIN, R. K. Estudo de Caso: Planejamento e Métodos. Porto Alegre: Bookman, 2015

Compartilhar este POST!