fbpx

A importância da Missão, Visão e Valores para o PE

A importância da Missão, Visão e Valores para o PE

A definição da Missão, Visão e Valores de uma empresa, são diretrizes organizacionais de extrema importância para a administração, uma vez que elas, são ferramentas estratégicas, que direcionam a organização para o caminho mais vantajoso ao seu desenvolvimento.

Além disso, servem como base para a tomada de decisões, desenvolvimento de ideias, determinação de objetivos e posicionamento no mercado, sendo um norteador para o PE – Planejamento Estratégico.

O Planejamento Estratégico é o processo pelo qual a administração tenta definir os cenários futuros de uma empresa e entender qual será o plano de ação para que os objetivos sejam alcançados.

A seguir, etapas importantes a serem seguidas na definição do seu PE.

 

ETAPA 1 – DIRETRIZES

O processo tem início com a definição do direcionamento da empresa. Há quatro indicadores primordiais para direcionar qualquer organização, são eles: Missão, Visão, Valores e Objetivos.

 

ETAPA 2 – ANÁLISE DO AMBIENTE

Após definidos os indicadores de direção, é primordial monitorar o ambiente organizacional, seja o externo, como análise da concorrência ou interno, como definição dos pontos fortes da empresa.

 

ETAPA 3 – FORMULAÇÃO DE ESTRATÉGIAS

Assim que as diretrizes forem definidas e o ambiente organizacional analisado, é o momento de formular estratégias a fim de projetar e selecionar ações que levem à realização dos objetivos definidos.

 

ETAPA 4 – IMPLEMENTAÇÃO DAS ESTRATÉGIAS

Para obter os benefícios de um Planejamento Estratégico de qualidade, nesta quarta etapa colocam-se em ação as estratégias desenvolvidas na etapa anterior.

 

ETAPA 5 – CONTROLE ESTRATÉGICO

Nesta etapa concentra-se no monitoramento de todos os processos citados acima. Por meio desse controle, é possível melhorar o que não está funcionando e assegurar um funcionamento adequado dos planejamentos executados.

 

PERIODICIDADE DO ACOMPANHAMENTO

O planejamento é usado para medir a posição da organização. É também uma ferramenta capaz de analisar a realidade da empresa diante do mercado em que atua. Diante de tamanha importância, o planejamento deve ser revisado e atualizado em intervalos planejados.

Dessa forma, o acompanhamento semestral seria uma ótima forma de monitorar o progresso do projeto. Com alguns questionamentos você poderá entender como está o processo e se ele está acontecendo corretamente ou se precisa de revisão. Alguns questionamentos válidos nesse acompanhamento são:

  • Os objetivos foram cumpridos?
  • Os recursos são alocados para atender às demandas ou há déficits?
  • O orçamento do plano está dentro das expectativas programadas?
  • As melhorias táticas planejadas atingiram as expectativas?

 

DEFINIR RESPONSÁVEIS PELO ACOMPANHAMENTO

Nessa fase, é primordial um responsável pelo acompanhamento do plano, garantindo que tudo saia da forma que foi planejada. Para que isso aconteça dentro da sua empresa, é válido que cada gestor estabeleça metas mensuráveis acerca do projeto para que possam alcançar o objetivo.

Se interessou no Planejamento Estratégico? Quer impactar a gestão do seu negócio? Que tal atribuir a sua equipe recompensas por metas alcançadas?

Se você precisa de um Planejamento Estratégico, entre em contato.

Lembre-se, este é um momento de reinventar seu negócio, otimizar processos, estancar passivos e claro, PERSISTIR. Saúde, boa sorte e sucesso a TODOS!

Compartilhar este POST!