fbpx

O poder da tecnologia na Gestão Hospitalar

O poder da tecnologia na Gestão Hospitalar

Atualmente o ambiente geral do setor da saúde tornou-se agressivo e altamente concorrido a exemplo do que acontece no mundo corporativo. Neste contexto, é fundamental verificar se os Administradores dos hospitais compreendem a importância da adoção de um sistema de informações hospitalares eficiente para que seus custos sejam reduzidos e tornem-se competitivos.

Os investimentos em Tecnologia de Informação (TI) resultam em melhor alocação de recursos da empresa; melhor comunicação e fluxo de informação entre áreas e aumento da qualidade dos serviços. O software de gestão pode ter implicações tão amplas e profundas.

No Hospital de Olhos do Tocantins, por exemplo , é claramente evidenciado impactos positivos dos investimentos em TI na implementação do sistema de gestão. Na busca pela inovação e por uma gestão cada vez mais eficiente, passa-se novamente por um processo de mudança para um dos melhores, senão o melhor software de gestão hospitalar do Brasil. Espera-se ganhos ainda mais abrangentes em processos de atendimento, administrativos, financeiros e em sistemas de apoio à decisão.

 

A necessidade de inovação na Gestão Hospitalar

Em um mundo cada vez mais cibernético, no qual as informações chegam até nós em tempo real e por meio dos mais diferentes recursos comunicativos, tornou-se impossível manter a organização de uma instituição hospitalar à base de papel, caneta e planilha. A própria configuração atual da sociedade já não permite mais esse tipo de formato, que, além de ter se tornado obsoleto, compromete todo o manejo profissional.

Assim, inovar na esfera hospitalar é essencial, sobretudo porque contribui significativamente para manter a competitividade da instituição no mercado.

 

A demanda do público por um atendimento diferenciado

Cada vez mais críticos e sempre de olho no que acontece tanto ao seu redor quanto em contextos distintos dos seus, haja vista o alcance das redes sociais e das diferentes mídias, as pessoas vêm se tornando cada vez mais exigentes. Esse aumento no nível de exigência não é diferente no domínio hospitalar, do qual os pacientes requerem atendimentos mais individualizados e eficazes.

 

O envio de informações sobre exames e diagnósticos

O uso de softwares de gestão hospitalar é importante não apenas para o processo de agendamento de consultas, mas, também para a integração de outros dados, como informações sobre exames e diagnósticos. Isso é possível porque, com o uso desses programas computacionais, cada paciente tem o seu prontuário eletrônico, em que é armazenado todo o seu histórico de saúde na instituição e que é reportado a ela.

 

Business Intelligence

Na postagem anterior, falamos sobre Business Intelligence (BI). Um método tecnológico criado para ajudar as empresas a tomarem as melhores decisões para o crescimento. Empregar esforços na implementação do BI é um investimento que só potencializa os resultados seja qual for a instiuição ou tipo de negócio.

De forma geral, é extremamente necessário e importante que as instituições estejam na busca dia pós dia, por inovação do parque tecnológico, sistemas e soluções computacionais, que resultem em sistemas de gestão melhores e mais eficientes.

Implantar novas tecnologias, potencializar resultados e facilitar os processos são atitudes desafiadoras em um hospital. A inovação é o elemento-chave para o sucesso de qualquer negócio.

Compartilhar este POST!