fbpx

Potencialize a sua Gestão de Pessoas

Potencialize a sua Gestão de Pessoas

A correta Gestão de Pessoas é uma atividade-chave para o crescimento de qualquer instituição. Isso porque uma boa administração garante colaboradores mais alinhados, produtivos e comprometidos com os objetivos desejados.

Entretanto, é preciso ter alguns cuidados em mente. Atitudes que, muitas vezes, são deixadas em segundo plano podem fazer toda a diferença para uma gestão bem-sucedida. É preciso saber como implementar boas tecnologias, monitorar resultados e desenvolver continuamente novas competências na equipe.

Independente do tipo de negócios, ele precisará de pessoas e de uma boa gestão.

 

Porque a Gestão de Pessoas é tão importante?

As pessoas devem ser visualizadas como parceiras das organizações. Como tais, elas são fornecedoras de conhecimentos, habilidades, competências e, sobretudo, o mais importante aporte para as organizações: a inteligência que proporciona decisões racionais e que imprime significado e rumo aos objetivos globais. E é neste ambiente, que os colaboradores compartilham conhecimento e desenvolvem as suas competências. (CHIAVENATTO, 2010)

 

A seguir, dicas para potencializar a Gestão de Pessoas.

1. Busque contratar profissionais talentosos

Um colaborador talentoso é aquele acima da média, que entrega mais resultados do que outros que atuam na mesma função. É importante saber como atrair e adquirir candidatos desse nível, pois farão toda a diferença para o alcance das metas organizacionais. Ofereça possibilidades de crescimento.

 

2. Atue com base em indicadores de desempenho

Toda empresa é um organismo burocrático, que possui uma visão sistêmica e age com base em informações reais, não apenas com o “coração”. No melhor dos sentidos, a gestão de pessoas também precisa ser assim, atuar de forma sistêmica, baseada em informações.

 

3. Recompense pelos resultados conquistados

É comum que uma empresa realize sua gestão por resultados definindo objetivos desafiadores e instigando seus colaboradores a conquistá-los. Porém, também é necessário que se estabeleçam boas recompensas. Assim,dá para multiplicar a motivação (e a satisfação) da equipe com mais facilidade. Uma dica é oferecer bônus, produções e bonificações.

 

4. Otimize a comunicação dentro da empresa

Por muitos anos, a comunicação empresarial foi focada no público externo, os clientes finais da companhia. Atualmente, ela também visa aos colaboradores, objetivando mantê-los informados e mitigar o número de erros internos. Implemente correios interno, sistemas de help desk e tickets.

 

5. Desenvolva continuamente o time de trabalho

Para fazer com que o time evolua, é importante acreditar na gestão por competências, garantindo que cada profissional possua os conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias para desempenhar suas tarefas com maestria. Com isso, diversos benefícios poderão ser vistos.

 

6. Garanta a retenção dos colaboradores

A elevada evasão dos colaboradores afeta a companhia de diversas formas, gerando perdas financeiras e deterioração do clima de trabalho. Por isso, é importante implementar estratégias para a retenção de talentos, mantendo-os por muitas anos na empresa.

 

Em resumo, a Gestão de Pessoas tem um papel fundamental e estratégico na organização. Criar um ambiente em que todos se sintam acolhidos e valorizados é primordial. As pessoas são responsáveis pelo sucesso fracasso de qualquer negócio e merece uma atenção especial.

 

Existem dúvidas quanto a Gestão de Pessoas? Se sim, entre em contato. Nós podemos te ajudar.

 

Referências Bibliográficas

CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas; e o novo papel dos recursos humanos nas organizações. Rio de Janeiro. Editora Campus, 2010.

Compartilhar este POST!